MEMAKERS apresentam projetos na 1ª Mostra do Instituto MEMAKER

 em Notícias

Esta terça-feira (04/12) já entrou para a história do Instituto MEMAKER. Depois de tanta dedicação, os nossos MEMAKERS apresentaram, com muito orgulho, os projetos desenvolvidos por eles ao longo destes dois últimos anos.

E o local não poderia ter sido mais adequado: o CESAR School, localizado no Bairro do Recife Antigo, é um ambiente muito inspirador e que permite a imaginação ir longe. “Eu queria trazê-los para cá. Você precisa estra aqui dentro para sentir como é de verdade”, conta Monica Bouqvar, idealizadora do Instituto.

Os MEMAKERS, claro, estavam por todas as partes do CESAR. No total, foram dez trabalhos apresentados ao público. Os educadores Marcos Egito, Mariana Amorim, Matheus Henrique e Ramsés Marçal, com a ajuda dos orientadores Clécio, Goretti, Mariana, Martha, Eduardo e Emerson participaram de todo processo.

No fim do dia, houve também uma roda de conversa sobre como as aprendizagens e transformações podem surgir das diferentes formas de tecnologia. Maurício Taumaturgo (Coordenador do curso técnico em Desenvolvimento de Sistema da ETE – Porto Digital), Fernanda Breghirolli (Client Services Delivery Senior Manager), Ricardo Brazileiro (Desenvolvedor fullstack para projetos de inovação na internet) e Claudio Nascimento (  Conselheiro do Porto Digital e diretor de Tecnologia de Olinda) promoveram um debate bem legal!

Os MEMAKERS observaram necessidades do local em que vivem e pensaram em formas de contribuição, unindo a robótica e expressão criativa, desenvolvendo os projetos que estavam na exposição. Seja no ramo educacional, de saneamento básico e até de memória afetiva, os MEMAKERS buscaram soluções para problemas do cotidiano. Pensando em como transformar a comunidade do Entra Apulso, o Flooding é o projeto que prevê a ocorrência de alagamentos e informa locais em que já há acúmulo de água, com o auxílio de sensores. Já o objetivo do trabalho Maker: caranguejo educativo levar para a creche local um autômato que ensine às crianças as formas geométricas, estimulando a criatividade e despertando o interesse na matemática e na arte.

E criatividade não é o que falta para os MEMAKERS. O Olly, por exemplo, foi inspirado no robôzinho WALL·E, do filme da Pixar. Tais, Kauãnny, Yuri, Taiaphellyn e Suellen, integrantes do grupo, contam que o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o lixo e a importância da coleta e seleção. O robô também diz quanto tempo os materiais demoram para se decompor depois que são descartados no meio-ambiente. Yuri, 13 anos, diz que ensaiou bastante para apresentação e que o nervosismo foi diminuindo ao longo do dia. “Estou gostando bastante. Todo mundo é muito simpático e atencioso”, conta o MEMAKER.

A Árvore Infinita apresenta a genealogia das famílias, enquanto que o espelho infinito representa a metáfora da ancestralidade.  Hadassa Vitória, 17 anos, está no MEMAKER desde 2016 e conta que deu frio na barriga apresentar pela primeira vez o projeto Árvore Infinita, mas que está muito feliz com o resultado.

Já o Quadro Interativo, dos integrantes Alison, Eduardo e Jeremias, tem a intenção de saber como os moradores do Entra Apulso se sentem, se são felizes, preocupados. É uma forma super interativa de ouvir a população local e mostrar que todos têm uma voz que pode e deve ser ouvida!

Dá uma conferida aqui embaixo em todos os projetos apresentados hoje!

  • FLODDING: Sensor que alerta a comunidade sobre o risco de alagamento. Vários pontos da região receberão os sensores que irão monitorar e notificar as pessoas através de um aplicativo sobre ameaças de alagamento e de lugares já cheios d’água. O grupo é formado Cláudio, Jean, Luís Henrique, Esdras, Maria Eduarda Almeida, Maria Helena Cavalcanti, Vitália e Maria Helena Herculano.

 

  • LA URSA: O personagem folclórico ganha forma artística e recebe sensor de detecção de metais em uma de suas mãos. Quando reconhece a moeda certa, fica feliz. Caso contrário, entristece. A equipe é formada por Arthur, Filipe, João Paulo e Luiz Fernando.

 

  • SMART LUMINAIRE: Uma luminária robótica que terá movimento, luzes com cores diferentes e som controlados por um aplicativo no celular. Os integrantes do grupo são: Kaio, Vitória, Helena, Giovana e Gisele.

 

  • ÁRVORE INFINITA: Os alunos apresentam a genealogia de suas famílias através de móbiles baseado em Alexander Calder. Cada móbile representa a estrutura familiar de maior relevância afetiva para os alunos. Os integrantes da equipe são: Hadassam Isabele e Ana Letícia.

 

  • OLLY: Um robô educativo que tem a missão de conscientizar a comunidade sobre o problema, o processo de coleta e a seleção do lixo. O grupo é formado porTais, Kauãnny, Yuri, Taiaphellyn e Suellen.

 

  • QUADRO INTERATIVO: Um quadro que representa artisticamente a Entra Apulso, com a intenção de saber do visitante o que ele pensa da comunidade através de três perguntas. De acordo com as respostas positivas ou negativas dadas pelo público, o quadro muda de cor. A equipe é formada por Alison, Eduardo e Jeremias.

 

  • TÚNEL INTERATIVO: Uma experiência sonora e visual, o visitante passa por um túnel escuro iluminado por fitas de LED RGB.  As luzes progridem de cores frias à quentes e o som do silêncio à insuportabilidade. Os integrantes do grupo são: Matheus, Pedro, Lucas e Hugo.

 

  • MAKER: CARANGUEJO EDUCATIVO: Um caranguejo que desenha formas geométricas para ensinar às crianças da creche da comunidade as formas geométricas básicas. Os integrantes da equipe são: Karen, Julia, Evelyni e Jeanderson.

 

  • PORTA RETRATO INTELIGENTE: Os visitantes assistem a um vídeo sobre a memória da comunidade Entra Apulso. As luzes de LED se sincronizam com o conteúdo do vídeo. O grupo é formado por Maria Eduarda Silva, Hellen, Ellen e Nicole.

 

  • HOLOGRAMA: Quatro placas de acrílico no formato de um trapézio em cima de um monitor mostram imagens como se “saíssem” do display. Arthur, Carlos Eduardo, Denner, Lorrany e Dimitri.

 

MEMAKER – O Instituto MEMAKER é um projeto que, desde 2016, une tecnologia e arte para gerar impacto social, promovendo oficinas de robótica e expressão criativa. O MEMAKER atua junto ao Instituto Shopping Recife na comunidade Entra Apulso.

 

 

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar