MEMAKERS promovem apresentação final de projetos no próximo dia 04 de dezembro

 em Notícias

Marquem na agenda: no próximo dia 04 de dezembro, os MEMAKERS apresentam, pela primeira vez, os projetos desenvolvidos por eles ao longo destes últimos dois anos. Será de 10h às 19h, na CESAR School, localizada no Bairro do Recife.

Não é preciso fazer inscrição antes, é só chegar no CESAR para conferir o resultado de muito estudo, trabalho e dedicação de todos que fazem o Instituto MEMAKER. Ao todo, são dez projetos sendo desenvolvidos com os educadores Marcos Egito, Mariana Amorim, Matheus Henrique e Ramsés Marçal, com a ajuda dos orientadores Clécio, Goretti, Mariana, Martha, Eduardo e Emerson.

E tem mais, viu? Além da exposição dos trabalhos, acontece, às 17h30, uma roda de conversa bem legal sobre como as aprendizagens e transformações podem surgir das diferentes formas de tecnologia. Claudio Nascimento, vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, é o convidado. Claudio trabalha no planejamento e desenvolvimento das cidades inteligentes e humanas, articulando com entidades e governos nacionais e internacionais.

Se você ficou ansioso, a gente trouxe uma prévia dos projetos que você irá encontrar na Primeira Mostra do Instituto MEMAKER:

  • FLODDING: Sensor que alerta a comunidade sobre o risco de alagamento. Vários pontos da região receberão os sensores que irão monitorar e notificar as pessoas através de um aplicativo sobre ameaças de alagamento e de lugares já cheios d’água.

 

  • LA URSA: O personagem folclórico ganha forma artística e recebe sensor de detecção de metais em uma de suas mãos. Quando reconhece a moeda certa, fica feliz. Caso contrário, entristece.

 

  • SMART LUMINAIRE: Uma luminária robótica que terá movimento, luzes com cores diferentes e som controlados por um aplicativo no celular.

 

  • ÁRVORE INFINITA: Os alunos apresentam a genealogia de suas famílias através de móbiles baseadoem Alexander Calder. Cada móbile representa a estrutura familiar de maior relevância afetiva para os alunos.

 

  • OLLY: Um robô educativo que tem a missão de conscientizar a comunidade sobre o problema, o processo de coleta e a seleção do lixo.

 

  • QUADRO INTERATIVO: Um quadro que representa artisticamente a Entra Apulso, com a intenção de saber do visitante o que ele pensa da comunidade através de três perguntas. De acordo com as respostas positivas ou negativas dadas pelo público, o quadro muda de cor.

 

  • TÚNEL INTERATIVO: Uma experiência sonora e visual, o visitante passa por um túnel escuro iluminado por fitas de LED RGB.  As luzes progridem de cores frias à quentes e o som do silêncio à insuportabilidade.

 

  • MAKER: CARANGUEJO EDUCATIVO: Um caranguejo que desenha formas geométricas para ensinar às crianças da creche da comunidade as formas geométricas básicas.

 

  • PORTA RETRATO INTELIGENTE: Os visitantes assistem a um vídeo sobre a memória da comunidade Entra Apulso. As luzes de LED se sincronizam com o conteúdo do vídeo.

 

  • HOLOGRAMA: Quatro placas de acrílico no formato de um trapézio em cima de um monitor mostram imagens como se “saíssem” do display.

 

MEMAKER – O Instituto MEMAKER é um projeto que, desde 2016, une tecnologia e arte para gerar impacto social, promovendo oficinas de robótica e expressão criativa.

 

Comentários
  • Monica
    Responder

    Ficou massa

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar