PARCEIROS

Para que o MEMAKER aconteça, atualmente, nós contamos com o apoio de dois importantes parceiros: o Instituto Shopping Recife e o Robô Livre.

A Robô Livre é o nosso parceiro técnico. Desde 2005, essa empresa atua com o objetivo de realizar transformação social com a robótica, simplificando a tecnologia e a tornando acessível para todos aqueles que demonstrem interesse.

As metodologias do MEMAKER e da Robô Livre se complementam harmonicamente: não apenas ao ensinar as técnicas, mas também no olhar para os adolescentes que participam do projeto, dando oportunidades para que eles possam almejar um futuro diferente e se transformem nos personagens principais de suas próprias vidas.

“Não é só a experimentação da robótica e de tecnologias usando a robótica. É a utilização dessas tecnologias para construir algo maior, que é uma bagagem de vida para esses adolescentes”, diz Henrique Foresti, sócio da Robô Livre. 

Para o Instituto Shopping Recife apoiar o Projeto MEMAKER é ver na prática a realização dos seus dois princípios básico: a corresponsabilidade social e o agir em parceria.

“Entendemos o nosso papel como complementar às ações das políticas públicas e, como tal, construímos nossos projetos e ações sempre na perspectiva de fortalecer e/ou construir uma ação que seja sustentável, de longa duração e colabore com a melhoria da qualidade de vida, em especial para educação e cultura΅, explica Ione Costa, presidente do Instituto Shopping Recife.

 

Além disso, agir em conjunto  com agentes que interferem na comunidade onde o ISR atua, a comunidade Entra Apulso, como escolas e creches, também está nas diretrizes da entidade. Dessa forma, a parceria com o MEMAKER veio reforçar esse contexto. “Quando fomos procuradas por Mônica, idealizadora do MEMAKER, com o propósito de conhecer a comunidade e a ZEIS de Entra Apulso e para nos falar sobre sua ideia de realizar o projeto com adolescentes, entendemos que seria mais uma oportunidade, uma janela que se abria para o que achamos importantíssimo: colaborar com uma novo capital humano e social em Entra Apulso.   Acreditamos que o MEMAKER chegou até nós com este mesmo intuito e dedicação, fazer o projeto que traz a Robótica e a expressão criativa para ser mais um diferencial na vida e na construção dos projetos de vida dos adolescentes. Estes objetivos fazem parte da nossa história e reforça nossa proposta de corresponsabilidade social”, relata a gestora do ISR.

O apoio do Instituto Shopping Recife está intimamente relacionado à própria atuação do ISR na Comunidade de Entra Apulso. Tanto no tocante ao relacionamento de respeito e confiança que a entidade construiu com as famílias, fundamental para as pessoas participarem e autorizarem seus filhos e filhas adolescentes participarem de Projetos. 

“Sempre estivemos, com nossa equipe, ao lado do MEMAKER para o convite à participação, na mobilização dos/das adolescentes e, consequentemente, com as famílias.  Também é fundamental para projetos de qualidade disponibilizar à comunidade uma infraestrutura de alto nível para acolhimento de ações sociais. Quando o Shopping Recife decidiu se comprometer com ações de Responsabilidade Social tínhamos muito claro que nossa infraestrutura para este trabalho acompanharia os padrões do próprio Shopping Recife – somos avessos ao entendimento de fazer trabalho social em locais sem uma excelente estrutura física e equipe qualificada. Assim, também colocamos nossa estrutura física e equipe técnica e de apoio à disposição do MEMAKER. Importante destacar que isto tem muita relevância no acolhimento e no prazer dos adolescentes estarem participando, além de ser um aspecto de alto impacto financeiro para qualquer ação social, isto significa um comprometimento de, em torno, 70% do investimento do Instituto Shopping Recife para realizar todos os Projetos dentro da nossa sede. Outro aspecto em destaque na parceria é a realização conjunta das oficinas de Robótica e Expressão Criativa. O ISR participa do acompanhamento, cofinancia a execução com o contrato do, também parceiro, Robô Livre e monitora, em conjunto com MEMAKER, a evolução, repercussões e freqüência dos participantes. Acreditamos muito na idéia expressa com muita força por um educador maravilhoso ,o Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, que infelizmente já nos deixou, mas sua obra está muito viva. Diz  o seguinte: Aquilo que nos transformamos, ao longo das nossas vidas, depende fundamentalmente de duas coisas: das oportunidades que nos foi ofertada e das escolhas que fizemos. Com esse pensamento acreditamos que o MEMAKER chega ao Instituto e à comunidade para ser mais uma oportunidade que traz um diferencial muito rico: aproximar jovens de vivências, aparentemente distantes das suas possibilidades, como Robótica, arte e tecnologia. Ferramentas aliadas ao lúdico e ao abrir horizontes para novas janelas e portas para o mundo, para nós é uma soma incrível”, conclui a gestora do ISR.

Quer ajudar a transformar a vida de jovens de baixa renda? Saiba como você também pode fazer parte deste projeto, entre em contato com a gente !
Fone: (81) 99833-2198

Clique aqui e faça o download da nossa apresentação!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar