Retrospectiva: os melhores momentos do Instituto MEMAKER em 2018

 em Notícias

O ano já está quase no fim e não podemos deixar de relembrar tudo o que aconteceu. Certamente, 2018 foi um ano bem especial para o Instituto MEMAKER. Viajamos e aprendemos muito, expandimos – literalmente – nossas fronteiras, conhecemos várias pessoas e, com certeza, conseguimos impactar positivamente a vida de muita gente. Então, sem mais delongas, vamos à retrospectiva dos melhores momentos do Instituto MEMAKER em 2018!

  • JANEIRO

 O primeiro mês do ano significa descanso, certo? No Instituto MEMAKER, tivemos uma colônia de férias super divertida, em que os MEMAKERS desenvolveram alguns projetos-piloto para serem colocados em prática durante o ano. Desde o princípio, os nossos MEMAKERS pensaram em alternativas criativas para solucionar problemas reais da comunidade onde vivem. Dá uma conferida no vídeo que produzimos com os representantes de cada grupo: https://www.instagram.com/p/Be0wq7mnCev/ 

  • FEVEREIRO 

Em fevereiro, os MEMAKERS participaram do Workshop de Fabricação Digital e Internet das Coisas, no Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, o espaço Maker do Porto Digital. Foi uma oportunidade para produzir objetos físicos a partir de modelos digitais e conhecer, na prática, todas as etapas do processo de criação de um projeto.

  • MARÇO

Cerca de 200 adolescentes foram até o Instituto Shopping Recife para participar das oficinas pré-seletivas com o objetivo de integrar a segunda temporada do Instituto MEMAKER. Foi muito motivador ver a quantidade de jovens dispostos a aprender e embarcar em novas experiências.

Ainda em março, marcamos presença no Fórum Brasil e União Europeia – Smart Cities, realizado em São Paulo. Durante o evento, muitos debates sobre as inovações tecnológicas e como as cidades podem se tornar mais inteligentes no futuro.

  • ABRIL

Abril foi um mês de receber visitas no Instituto MEMAKER. Diretamente de Minas Gerais, os co-fundadores do Projeto Fa.vela, João Souza e Tatiana, nos proporcionaram uma semana de troca de conhecimento e aprendizados. O Fa.vela é uma aceleradora de negócios e projetos de base favelada.

E fomos até Natal para participar da nossa primeira Campus Party. Nossos MEMAKERS Lucas e Diogo foram convidados a serem monitores na oficina da Eletronica Fácil. Muito massa, né?

  • MAIO

Para muitos, o mês de maio talvez tenha sido um dos mais memoráveis do ano (e da vida). A gente pode explicar. Nós voamos longe. Mais precisamente, 6.092 quilômetros separam Recife da cidade do Porto, em Portugal. Lá, aconteceu a Fiware Summit 2018, evento internacional sobre tecnologia. Nós apresentamos o Flooding, projeto que prevê a ocorrência de alagamentos com o auxílio de sensores. Os MEMAKERS conheceram também a cidade do Porto e o ecossistema de startups existente lá e ainda concederam entrevista para uma TV local.

  • JUNHO

A música é uma excelente fonte de inspiração, concordam? No Instituto MEMAKER, buscamos estar em contato com diferente formas de expressões artísticas. Assim, em junho, a convite da Proa Cultural, apreciamos a orquestra dirigida pelo músico Henrique Albino em homenagem aos 100 anos de Lourival Oliveira. Dá o play no vídeo que disponibilizamos em nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/BkQ7Qw1nfMm/ 

  • JULHO

Sempre na presença da arte: no começo de julho, os MEMAKERS foram prestigiar a exposição ContraPeso!, do nosso educador na área de design, Ramsés Marçal.

 

Ainda em julho, pegamos a estrada com destino Caruaru. Monica Bouqvar, idealizadora do Projeto MEMAKER, e o instrutor Matheus Henrique apresentaram para alunos do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o trabalho desenvolvido no nosso Instituto. O convite foi feito pelo professor Marcos Barros.

  • AGOSTO

Em agosto, nossos MEMAKERS iniciaram uma fase muito importante no processo de desenvolvimento dos projetos: a prototipagem. Esta etapa é essencial para validar as ideias e colocar a mão na massa.

  • SETEMBRO

Já em setembro, destacamos nossa participação em dois eventos super legais: na IV Jornada Pernambucana de Arteterapia, fomos representados pelos educadores Mariana Amorim e Marcos Egito. O evento levantou uma discussão sobre as possibilidades criativas em tempos de incertezas.

Os nossos MEMAKERS também marcaram presença na Exposição de Tecnologia e Ciência de Camaragibe (EXPOTEC). O público pôde conhecer mais sobre o Projeto Flooding e sobre a atuação do MEMAKER.

Setembro também foi mês de fechar parceira, em prol do ensino de expressão criativa e da robótica. Desta vez, com a Softex. A empresa cedeu uma sala para que os instrutores do Projeto MEMAKER ministrem oficinas de expressão criativa para os alunos da Escola de Referência Porto Digital.

  • OUTUBRO

Outubro foi o mês das viagens e participação em eventos. A primeira parada foi Feira Nova, no agreste pernambucano, para conhecer escolas locais. Nós visitamos também a cidade de Tracunhaém, onde realizamos atividades envolvendo barro e robótica.

Quanto aos eventos, participamos de três bem interessantes. O primeiro foi longe de casa. Lá em Foz do Iguaçu, os MEMAKERS Eduardo e Jeremias, acompanhados pelos educadores Matheus Henrique e Marcos Egito, participaram da Latinoware 2018, maior evento de Software da América Latina.

Já os MEMAKERS Maria Helena e Jean Luiz participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ipojuca, que, este ano, teve como tema a ciência para redução das desigualdades. No fim do mês, o Instituto MEMAKER marcou presença na IV Semana de Programação, organizada pelo PET Conexões Ciranda da Ciência, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participamos de minicursos e a educadora Mariana Amorim promoveu uma oficina sobre arte e criatividade ao público.

  • NOVEMBRO

No comecinho do mês, Monica Bouqvar, idealizadora do MEMAKER, nos representou no Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS). O evento reuniu pessoas que buscam gerar transformação social de maneira criativa e inovadora. Bem a cara do MEMAKER, né?

E quem aí lembra da nossa participação no Rec’n’Play? Neste evento em que a criatividade foi o mote principal, promovemos a oficina “Memaker’s mostram como fazer arte com tecnologia e sucata – Descubra qual a sua cara?”, com os educadores Mariana Amorim e Marcos Egito. Monica Bouqvar realizou também uma palestra inspiradora sobre projetos sociais e a experiência com o MEMAKER.

  • DEZEMBRO

Chegamos a dezembro de uma forma bem especial, porque realizamos a 1ª Mostra do Instituto MEMAKER, uma exposição dos projetos desenvolvidos pelos MEMAKERS ao longo destes últimos dois anos. A apresentação aconteceu lá no CESAR School e foi o resultado de muita dedicação e esforço de todos.

Para fechar mais uma temporada, promovemos nossa confraternização com o Instituto Shopping Recife. MEMAKERS, familiares e amigos comemoram, juntos, o encerramento de mais um ciclo e de mais um ano repleto de muita robótica e expressão criativa. A sensação que fica aqui é de dever cumprido!

Continua nos acompanhando nas redes sociais (Instagram: @projetomemaker; e no Facebook, /projetomemaker) e aqui no blog para não perder as novidades do Instituto MEMAKER. Ano que vem tem mais! 😉

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar