Instituto MEMAKER participa de atividades envolvendo robótica e barro em Tracunhaém
Sabia que a arte no barro é uma atividade milenar? Com este material terroso, natural e encontrando em abundância no planeta terra, é possível produzir esculturas, bonecos, vasos, dentre outros objetos. O uso do barro como matéria-prima para criação artística é muito comum aqui no Nordeste brasileiro e representa bem a nossa cultura popular.
Diante de tantas transformações tecnológicas que estamos vivenciando, fica um questionamento: será que é possível unir robótica e artefatos feitos com barro? Para refletir sobre este tema, artesãos e educadores de robótica livre se reuniram, no último sábado (13/10), na cidade de Tracunhaém, município famoso pelo rico artesanato em barro.
Para representar o Instituto MEMAKER, os oficineiros Marcos Egito e Mariana Amorim, a educadora convidada Martha Santos e o nosso instrutor Osias Júnior, além de oito MAKERS, participaram das atividades realizadas durante todo o sábado. Pela manhã, foi possível conhecer um pouco sobre o trabalho com o barro, desde o processamento até o cozimento dos objetos. À tarde, foi a vez da robótica: os alunos exploraram as ferramentas disponíveis e tentaram fazê-las funcionar.
‘’Esse dia foi muito gratificante e contribuiu no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos, assim como de todos que participaram. Através da discussão sobre o barro e a robótica, as possibilidades de intercâmbio de informações para a construção de um artefato que envolva as duas áreas ficaram mais claras”, afirma Osias Júnior. Para ele, também foi bem legal perceber como alguns MAKERS têm habilidade para manusear o barro.
Dá só uma conferida nas fotos tiradas pelo Osias!