Instituto MEMAKER participa de atividades envolvendo robótica e barro em Tracunhaém

 em Notícias

Sabia que a arte no barro é uma atividade milenar? Com este material terroso, natural e encontrando em abundância no planeta terra, é possível produzir esculturas, bonecos, vasos, dentre outros objetos. O uso do barro como matéria-prima para criação artística é muito comum aqui no Nordeste brasileiro e representa bem a nossa cultura popular. 

Diante de tantas transformações tecnológicas que estamos vivenciando, fica um questionamento: será que é possível unir robótica e artefatos feitos com barro? Para refletir sobre este tema, artesãos e educadores de robótica livre se reuniram, no último sábado (13/10), na cidade de Tracunhaém, município famoso pelo rico artesanato em barro.

Para representar o Instituto MEMAKER, os oficineiros Marcos Egito e Mariana Amorim, a educadora convidada Martha Santos e o nosso instrutor Osias Júnior, além de oito MAKERS, participaram das atividades realizadas durante todo o sábado. Pela manhã, foi possível conhecer um pouco sobre o trabalho com o barro, desde o processamento até o cozimento dos objetos. À tarde, foi a vez da robótica: os alunos exploraram as ferramentas disponíveis e tentaram fazê-las funcionar.

‘’Esse dia foi muito gratificante e contribuiu no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos, assim como de todos que participaram. Através da discussão sobre o barro e a robótica,  as possibilidades de intercâmbio de informações para a construção de um artefato que envolva as duas áreas ficaram mais claras”, afirma Osias Júnior. Para ele, também foi bem legal perceber como alguns  MAKERS têm habilidade para manusear o barro.

Dá só uma conferida nas fotos tiradas pelo Osias!

 

 

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar