programação, pensamento computacional e desenvolvimento infantil
no dia 16 de junho, tivemos uma live massa com o tema, programação, pensamento computacional e desenvolvimento infantil, junto com os professores. Monica Bouqvar, Marcos Egito e Paloma Saldanha. Nessa live abordamos um tema bem importante para a nossa juventude que é a programação, pensamento computacional e desenvolvimento infantil que é. O pensamento computacional tem sido estimado como um conjunto de habilidades e competências relevantes para toda a sociedade, argumenta que vivemos em mundo computacional, de modo que a realidade da computação faz-se tão impactante em nossas vidas diárias quanto as disciplinas de matemática, biologia ou química. Os projetos pioneiros de Papert remetem ao pensamento computacional como meio para forjar ideias, aumentar o poder cognitivo, a inventividade, a criatividade e proporcionar uma maneira diferente de explorar o mundo ao redor de si. Embora haja um movimento crescente para incluir os fundamentos de Ciência da Computação desde a educação básica, há importantes questões relacionadas sobre quando e de que maneira o pensamento computacional deve ser apresentado, Quais os meios eficazes de ensino (aprendizagem) do pensamento computacional para desenvolvimento infantil. Nisso podemos ver a importância
do desenvolvimento do pensamento computacional é importantíssimo para a formação de crianças e jovens. Muitas habilidades são obtidas como resultado do processo de desenvolvimento e aprendizado do indivíduo.
As metodologias que utilizam atividades ligadas à ciência da computação são importantes para o desenvolvimento dessas competências, por exemplo, visa desenvolver habilidades relacionadas às Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática.
Essa metodologia foca na aplicação de princípios e conceitos ligados à computação, como lógica, algoritmos, abstrações ligadas à ciência etc. Além disso, atua com o desenvolvimento de atividade práticas que analisam os problemas. Para alcançar o objetivo, tecnologias são aplicadas a fim de tornar a criança mais familiarizada com esse tipo de ensino. As habilidades estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e lógico, além de trazer benefícios para a autonomia dos alunos.